SEJA BEM-VINDO AO MEU MAR DE EMOÇÕES...
Daisypath Anniversary tickers

domingo, fevereiro 18, 2007

CARNAVAL DE VENEZA

CURIOSIDADES:
Muitos historiadores afirmam que o verdadeiro carnaval nasceu na Itália com bacanais, lupercais e saturais de Roma.
A própria origem da palavra é italiana.
Conta-se que, ao tempo em que a Igreja ainda não havia adotado integralmente o carnaval, no século XV, o papa Paulo II, entediado com a única beleza parada que lhe chamava a atenção - a visão permanente da Via-láctea que aparecia em frente à sua residência oficial, estimulou o carnaval.
O carnaval veneziano foi um dos mais alegres e fortes do mundo.
Bailes e festas se desenvolviam durante uma semana nas praças, ruas, e, sobretudo, nos diversos canais, repletos de Gôndolas enfeitadas e com sofisticadas decorações criadas especialmente para a festa. Teatros e casas as mais diversas, abertas durante 24 horas, atraiam os mais variados tipos de espectadores. A história registra que o primeiro carnaval veneziano ocorreu em 1420 para comemorar a vitória de Veneza sobre Aquiléia : a realização de um desfile satirizando os derrotados.
No início do século XVIII, incorporou-se à festa carnavalesca a tradição do corso de Gôndolas.
As mais tradicionais famílias participavam do alegre cortejo que seguia o grande canal, ao som de trombetas, até o jardim zoológico da cidade, onde se realizava um grande carnaval.
Quando Veneza foi anexada à Áustria, o carnaval enfraqueceu.
Mas quando se deu a libertação do domínio austríaco em 1866, foi realizado maior carnaval de todos os tempos, voltando esses festejos a ter o mesmo brilho e entusiasmo de sempre. Posteriormente o carnaval de Veneza voltou a se enfraquecer a ponto de quase desaparecer.
O mesmo aconteceu com a cidade de Roma que também outrora possuía um dos mais fortes carnavais da Europa.
Embora não goste do Carnaval, confesso que o de Veneza é o que mais me atrai
pela sua beleza e mistério...
BOM CARNAVAL!!!

Sem comentários: